O Ten Yad mantém desde sua criação uma equipe de assistentes sociais, responsáveis pelo processo de triagem, cadastramento, acolhimento e inclusão de usuários, nos diferentes serviços, programas ou benefícios.

 

É o Serviço Social que vai entrevistar e conhecer a situação biopsicossocial do assistido, analisando aspectos econômicos, culturais e familiares, sempre pautado por ética, respeito e rigoroso sigilo de informações e depois vai acompanhar a vida dos mesmos, apoiando, orientando e garantindo uma intervenção inclusiva.

Neste exercício, a entidade passou a contar com a colaboração voluntária de uma advogada, que presta serviços de assistência jurídica aos usuários que necessitam de orientação e/ou encaminhamento para a solução de questões judiciais, na área de benefícios: Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

METODOLOGIA

  • Estudo socioeconômico de potenciais usuários.
  • Atendimento individualizado ou à família.
  • Encaminhamento a rede sócioassistencial.
  • Parcerias e encaminhamentos a outras entidades assistenciais da rede privada.
  • Visita domiciliar.
  • Orientação socioeducativa.
  • Inscrever, cadastrar e direcionar o público-alvo recorrente a entidade, de acordo com as disponibilidades dos serviços e benefícios existentes.
  • Reavaliação sistemática da situação de vida em que se encontram os usuários

Programa de Atenção à
Pessoa e à Família em números

O Serviço social atende, em média,

50pessoas

 por dia entre telefone,visitas
domiciliares ou no Ten Yad.

Em 2019 foram realizadas 

12.000

atendimentos individuais
ou familiares.