O Ten Yad mantém desde sua criação uma equipe de assistentes sociais, responsáveis pelo processo de triagem, cadastramento, acolhimento e inclusão de usuários, nos diferentes serviços, programas ou benefícios.

 

O Serviço Social é a porta de entrada de todas as pessoas que buscam um atendimento na Instituição. Através de agendamento, o Serviço Social fará num primeiro momento uma entrevista . O estudo sócio-economico se dará após a visita domiciliar, como complementação para este estudo, sempre pautado por ética, respeito e rigoroso sigilo de informações e depois vai acompanhar a vida dos mesmos, apoiando, orientando e garantindo uma intervenção inclusiva.

Após a matricula na Instituição, num dos programas alimentares, o assistido ainda poderá contar com encaminhamentos para a rede sócio-assistencial publica e privada, colaborando na complementação do processo de intervenção, para a melhoria da qualidade de vida do assistido. Este receberá acolhimento, acompanhamento, apoio e orientação.

Neste exercício, a entidade passou a contar com a colaboração voluntária de uma advogada, que presta serviços de assistência jurídica aos usuários que necessitam de orientação e/ou encaminhamento para a solução de questões judiciais, na área de benefícios: Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

METODOLOGIA

  • Estudo socioeconômico de potenciais usuários.
  • Atendimento individualizado ou à família.
  • Encaminhamento a rede sócioassistencial.
  • Parcerias e encaminhamentos a outras entidades assistenciais da rede privada.
  • Visita domiciliar.
  • Orientação socioeducativa.
  • Inscrever, cadastrar e direcionar o público-alvo recorrente a entidade, de acordo com as disponibilidades dos serviços e benefícios existentes.
  • Reavaliação sistemática da situação de vida em que se encontram os usuários

Programa de Atenção à
Pessoa e à Família em números

O Serviço social atende, em média,

80pessoas

 por dia entre telefone,visitas
domiciliares ou no Ten Yad.

Em 2019 foram realizadas 

23.000

atendimentos individuais
ou familiares.