O serviço Refeições sobre Rodas, inédito e pioneiro no Brasil, não deixou de chamar a atenção da Prefeitura do Município de S. Paulo e desde 2004, o Ten Yad mantém um convênio com Governo Municipal, hoje mantido através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de S. Paulo como “Programa de Segurança Alimentar Domiciliar para Idosos”.

 

Ele entrega, de segunda a sexta-feira, refeições nos domicílios de pessoas em grave situação de vulnerabilidade social, doentes e impossibilitadas de locomoção. O público-alvo são idosos, de qualquer gênero, acima de 60 anos, que residem sozinhos em situação de isolamento por ausência de familiares e idosos que residem com familiares, mas permanecem sozinhos em suas moradias, pelo fatio dos membros da família passarem o dia fora, principalmente pela necessidade de trabalhar.

O acesso ao Serviço se realiza por meio da demanda identificada pelo CRAS-Centro de Referência de Assistência Social e CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Assim sendo, a triagem, seleção e encaminhamento para matricula no TEN YAD, são efetuados pela Coordenadoria de Assistência Social Centro Oeste.

São atendidas por essa parceria mais de 180 pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, com mais de 47.000 refeições distribuídas ao ano. Além disso, os agentes deste programa realizam intenso trabalho socioeducativo através da articulação e entrosamento junto dos recursos da comunidade como as URSE (Unidade de Saúde do Idoso), PAI (Programa de Acompanhamento do Idoso), AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e NASI (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), promovendo assim, um trabalho em rede para um atendimento completo com a população atendida, indo muito além da alimentação.

A própria visita diária para a entrega das refeições traz informação e conhecimento a respeito do público assistido e permite soluções mais imediatas e eficazes para eventuais ocorrências.

METODOLOGIA

  • Identificação de demanda pelo CRAS e pelo CREAS;
  • Triagem, seleção pela SMADS — Coordenadoria de Assistência Social – Centro Oeste.
  • Encaminhamento dos usuários ao TEN YAD.
  • Inscrição e cadastramento dos usuários, de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Elaboração de cardápio por nutricionista e o preparo, confecção e o acondicionamento da refeição, são realizados em cozinha apropriada ou através de contratação de prestadora de serviços para oferta das refeições individuais.
  • Roteiro e contratação de serviços de entrega domiciliar.
  • Entrega diária, de 2a a 6a feiras, de refeições prontas aos usuários cadastrados, com acompanhamento e controle por parte de agentes e da coordenação do serviço.
  • Visitas domiciliares para acompanhamento, orientação e encaminhamento dos usuários para serviços auxiliares, quando necessário.

O Serviço de Alimentação Domiciliar
para pessoa idosa em números

47.500

refeições entregues por ano

180

pessoas atendidas por dia