O Espaço de Convivência e Refeitório e Padaria Comunitários, localizado no bairro do Bom Retiro, oferece, com total gratuidade, almoço completo, balanceado e nutritivo e funciona, de domingo a sexta-feira, das 12:00 às 13:30, inclusive em feriados nacionais.

 

O público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, pessoas independentes sem família; pessoas idosas e dependentes, pessoas com transtornos psiquiátricos (dependentes ou não) e pessoas portadoras de deficiência (física e mental), selecionadas mediante triagem e matricula prévia realizada por Assistente Social da Entidade.

E não é apenas um espaço para provisão de alimentos às pessoas. Durante o período das 10:00 horas da manha as 15:30 horas, os usuários dispõem de várias atividades ,com a orientação de profissionais e voluntários que promovem uma programação cultural.

Enfim, o Espaço é o local onde as pessoas se aproximam do Ten Yad, aprendem a conhecê-lo e integram-se, recebendo mais do que simplesmente uma refeição gratuita. Elas recebem calor humano, oportunidade de socialização em um ambiente que valoriza o respeito e a dignidade humana.

Em 2016, foi criado um serviço especial de transporte, que traz e Ieva as pessoas de casa para as atividades do Espaço de Convivência. A sociabilização se inicia dentro do veiculo no trajeto ao Ten Yad, onde se nota afinidades e interesses comuns com a participação ativa do motorista.

E a partir do segundo semestre de 2018 foi implantada a Padaria Comunitária com o objetivo de fornecer pães e derivados aos usuários, nos diversos programas.

METODOLOGIA

  • Inscrever, cadastrar e promover a inclusão de usuários nos serviços e atividades mantidos pela entidade.
  • Promover, estimular e oferecer espaço e alternativas de atividades lúdicas, associativas e de lazer aos usuários frequentadores do programa do refeitório comunitário.
  • Garantir a oferta de alimentação saudável a todos o usuários inscritos no programa.
  • Prestar assistência, apoio elou encaminhar os usuários que necessitam de serviços complementares, através de outras agências publicas ou privadas.
  • Os cardápios são elaborados por nutricionista, contendo as refeições: sopa, prato principal (carne bovina, frango ou peixe) com duas guarnições, salada, pão, sobremesa e suco;
  • Os alimentos são preparados na Cozinha Industrial sob rigorosas condições de higiene e 0cardápios variados, evitando-se excesso de condimentos, sal e frituras.

O Espaço de Convivência e
Refeitório Comunitário em números

90.000

refeições servidas ao ano